top of page

Vila Isabel irá reeditar “Gbalá - Viagem ao Templo da Criação” para o Carnaval 2024


A Unidos de Vila Isabel já tem enredo para lutar pelo título do Rio Carnaval em 2024. A agremiação vai reeditar "Gbalá - Viagem ao Templo da Criação", desenvolvido originalmente em 1993 pelo carnavalesco Oswaldo Jardim. A releitura, agora trabalhada por Paulo Barros, terá como trilha sonora o mesmo samba-enredo da década de 90.


"Estamos muito felizes em levar novamente 'Gbalá' à Sapucaí! Isso é, acima de tudo, um grande presente à comunidade da Vila Isabel, que tem um carinho enorme por esse samba e pelo enredo, que permanece atual, dentro do contexto em que vivemos. Além disso, é uma homenagem aos profissionais que defenderam as cores do nosso pavilhão em 1993 e imortalizaram esse desfile", destaca o presidente Luizinho Guimarães.


Com samba de Martinho da Vila. o enredo ressalta a importância das crianças para um mundo melhor, levando adiante os valores e ensinamentos depois que o criador adoeceu.


Confira a carta aberta da Vila Isabel aos torcedores:


Para o ano de 2024, levaremos para a avenida "Gbalá - Viagem ao Templo da Criação", reeditando o enredo do nosso desfile de 1993, do saudoso carnavalesco Oswaldo Jardim. Partindo de uma narrativa fictícia, criada à época, utilizando a cultura Yorubá como base criativa, não só prestaremos uma homenagem ao artista como também visitaremos nosso baú de memórias, propondo uma reflexão sobre nosso planeta, as mazelas que os humanos fazem à Terra e a possibilidade de nos salvarmos através das crianças e sua candura.


Ao chegarem, conheceram a criação do mundo, as profundezas do mar, o esplendor e colorido da natureza e logo aprenderam como o planeta se estabeleceu. Viram, também, a criação do homem e o corpo humano além de sua materialidade, observando suas diferentes formas, usos e relações culturais. Enxergaram sobre a evolução, aprendendo sobre os avanços que deveriam ser usados para que a vida humana tenha o sentido da bondade, paz e amor. Ao fim, rebatizadas nas sete águas sagradas, aprenderam o mais importante dos valores, aquele que carregavam dentro de si: a esperança! Voltaram da sua jornada carregando a certeza de que nelas reside a possibilidade de salvar nosso mundo e o caminho para um lugar melhor.


O mundo precisa de mudanças e a "criança é esperança de Oxalá" para que a humanidade se salve de sua própria ganância. Gbalá! Resgatar! Salvar!

Avante, Vila Isabel!

Comentarii


dba36d_ed1833afb2024b58a83564e5ff3597ff_mv2.png
20230401_140001.png
bottom of page