top of page

União do Parque Acari Define Samba-Enredo para o Carnaval 2024

Agremiação homenageará os 50 anos do bloco Ilê Aiyê


Foto: Divulgação

A agremiação carioca União do Parque Acari revelou o samba-enredo vencedor que apresentará em sua estreia na Marquês de Sapucaí no Carnaval de 2024. Em anúncio pelas redes sociais, a escola de samba do Complexo do Acari confirmou a parceria de número 5, dos compositores Jorginho Moreira, Alexandre Reis, Márcio de Deus, Professor Laranjo, Gigi da Estiva, Binho Araújo, Jr. Professor, Madalena, Odmar do Banjo, Raphael Krek e Telmo Augusto, campeão do concurso.


No próximo ano, a União do Parque Acari terá a honra de ser a primeira escola a desfilar na Série Ouro, marcando um momento histórico para a agremiação. O enredo escolhido para a estreia será uma homenagem aos 50 anos do lendário Bloco Ilê Aiyê, considerado o primeiro bloco afro do Brasil, enredo desenvolvido pelo carnavalesco André Tabuquine.


A escolha desse enredo promete trazer uma abordagem rica e culturalmente significativa para o Carnaval de 2024. O Bloco Ilê Aiyê desempenhou um papel crucial na promoção da cultura afro-brasileira e na celebração da diversidade, tornando-se um ícone importante no cenário cultural do país.


Reconhecido como patrimônio da cultura da Bahia, o bloco foi fundado por Antônio Carlos, o Vovô, em 1º de novembro de 1974, no bairro do Curuzu, em Salvador, e tem como objetivo lutar contra o racismo, além de dar representatividade às raízes africanas, divulgando a arte em geral, como a música e a dança.


Entusiasmado com o resultado, Raphael Krek, um dia compositores, declarou: "Todos estávamos muito ansiosos. A escola recebeu belíssimos sambas, pois escolheu um enredo maravilhoso e que com certeza irá brilhar grandemente na abertura dos desfiles da Marquês de Sapucaí. Ficamos muito honrados e felizes em sermos contemplados com a vitória".


Com o samba-enredo definido, o União do Parque Acari está determinado a criar um desfile inesquecível, que prestará uma justa homenagem a essa história e legado extraordinários. Com a energia e o comprometimento de sua equipe, a escola de samba promete emocionar o público e deixar uma marca indelével no Carnaval 2024.


Confira a letra do samba-enredo:


O brilho do luar africano

Ilumina a brancura da paz

Na sagrada Bahia

Nação herdeira dos ancestrais

Negritude, jóia do saber

Na visão do bem querer, a liberdade

Por igualdade contra o ato vil

Nasce o primeiro bloco afro do Brasil

O mais belo dos belos, tem o seu valor

No carnaval de Salvador


Ajeita o "black", o rastafari, as tranças vão "bailar"

E veste a bata colorida pra lutar

Senzala de barro preto, carregada de axé

Firma o ponto pros voduns... a fé


Desce a ladeira do curuzu

Abençoada por mãe Hilda Jitolú

Entoa o canto sideral

São cinquenta anos de legado cultural

Ê Deusa do ébano, é noite de beleza negra

No Rio de Janeiro ressoa o tambor

Pro orgulho de Vovô

Que bloco é esse? Lindo de se ver

Não me pegue não, deixe eu curtir o Ilê


Canta Parque Acari, meu maior tesouro

Cintilar teu pavilhão, é ouro

Vem no toque do ijexá, hoje vai ter xirê

Para homenagear o bloco Ilê Aiyê

Comments


dba36d_ed1833afb2024b58a83564e5ff3597ff_mv2.png
20230401_140001.png
bottom of page