top of page

União do Parque Acari define enredo para Carnaval 2024

Agremiação homenageia os cinquenta anos do "Bloco Ilê Aiyê"



A escola de samba União do Parque Acari, vice-campeã geral da Série Prata do carnaval deste ano, já definiu o enredo para o próximo desfile. Em sua estreia na Série Ouro, a agremiação do Complexo do Acari levará para a Marquês de Sapucaí o enredo: Ilê Aiyê, 50 ANOS DE LUTA E DE RESISTÊNCIA.

Em 2024, a amarelo, rosa e branco da zona norte do Rio de Janeiro contará na avenida da Sapucaí a história de luta e resistência do Primeiro bloco afro do Brasil. Criado em 1° de novembro, de 1974, nas ladeiras do Curuzu, em Salvador, Bahia, o Bloco Ilê Aiyê tinha como objetivo lutar a favor dos negros contra o racismo, além de dar representatividade às raízes africanas, divulgando a arte, a música e a dança.

Pelo terceiro ano seguido, o carnavalesco André Tabuquine assinará o enredo que a agremiação levará para sua estreia na Avenida do Samba, a Marquês de Sapucaí. O criativo da escola de Acari, acredita ter feito uma boa escolha no enredo homenageando o Bloco Ilê Aiyê.


“Penso que, em tempos onde a pauta sobre racismo tem tanta relevância em nossa sociedade, fazer essa homenagem aos 50 anos de uma instuíção como o Ilê Aiyê, é suma importância. Primeiro, pelo o que o bloco representa para a população soteropolitano. E em segundo, por sua história de luta e resistência”, disparou Tabuquine.

Para o presidente da agremiação Carlos Eduardo (Dudu), que aceitou a proposta de homenagear o Bloco Ilê Aiyê, logo de imediato, acrescentou: “A luta do Bloco pelos negros continua e o Acari também é negritude e resistência. A ideia veio no momento certo, pois reverenciar os 50 anos desta instituição será surpreendente para família Acariense, no qual nos deixou muito felizes, e foi unanimidade entre a diretoria da escola.”


Quanto às expectativas para a homenagem, Antônio Carlos (Vovô) presidente do bloco, demonstrou felicidade e alegria, por ter a história do bloco que ajudou a fundar contada na avenida.

"Estamos muito honrados com a escolha do tema, do carnaval 2024 ser os 50 anos do primeiro Bloco Afro Ilê Aiyê. Será um sucesso! Estaremos juntos na Sapucaí, de mãos dadas pra fazer esse grande espetáculo. Muito axé", finalizou Antônio Carlos, presidente e fundador do Bloco Ilê Aiyê.


No próximo carnaval, a União do Parque Acari será a primeira escola a atravessar a avenida da Marquês de Sapucaí, na primeira noite de desfiles da Série Ouro, na sexta-feira, dia 9 de fevereiro.

Comments


dba36d_ed1833afb2024b58a83564e5ff3597ff_mv2.png
20230401_140001.png
bottom of page