top of page

Sucesso de público e crítica Benjamin, retorna aos palcos cariocas

Foto do elenco original por Paulo Aragon

O musical Benjamin, O Palhaço Negro, premiado pelo "Premio Musical Rio Destaques 2022", na categoria selo musical.rio, celebra a vida e obra de Benjamin de Oliveira, o primeiro palhaço negro do Brasil. Nascido no final do século XIX, mesmo com desafios em sua trajetória, se concretizou um artista múltiplo dos palcos, picadeiros e cinema. O espetáculo é interpretado por seis jovens artistas pretos que dão vida a inúmeros personagens que permearam a história de Benjamin. A narrativa dialoga com a vivência dos atores e atrizes em cena e, através da identificação, reflete sobre racismo e apagamento de narrativas pretas na arte.


Foto: Paulo Aragon

Dirigido por Tauã Delmiro, o musical foi construído de forma colaborativa a partir do roteiro base criado por Rebeca Bittencourt. A dramaturgia do espetáculo é permeada por canções originais criadas especificamente para ‘Benjamin’, contando com trilhas exclusivas feitas pelo artista James Lau. Já a direção musical é composta pela olhar inovador de Peterson Ferreira ao lado de Nakiska Muniz e coreografias de Marcelo Vittória. ‘Benjamin, O Palhaço Negro’ é um projeto idealizado e produzido por Isaac Belfort CEO da Belfort Produções em parceria com a Produtora Alada. O musical fez estreia nacional em Outubro de 2022 no Rio de Janeiro e já fez uma curta turnê passando por São Paulo, Niterói, e a Quadra da G.R.E.S Portela.



- A ideia de levar o espetáculo para os palcos surgiu dos meus questionamentos sobre a falta de pessoas pretas no palco, de histórias pretas sendo contadas pelo nosso olhar. Na época eu tinha 16 anos, era um jovem da zona norte com vontade de realizar e protagonizar histórias no meio do TEATRO MUSICAL, então resolvi pesquisar sobre pessoas pretas importantes para nossa cultura. O Benjamin foi um homem extremamente importante para a história do Teatro e é muito pouco lembrado hoje em dia. Acho que precisamos revisitar e reverenciar as histórias dos muitos artistas pretos que contribuíram para construir a cena teatral como ela é hoje – destaca Isaac Belfort, idealizador da produção.


Isaac Belfort- Idealizador, produtor e ator do musical Benjamin (Foto: Paulo Aragon)

- Desde de sua concepção, o espetáculo tem como propósito resgatar a figura de um artista preto para contribuir no processo de reafirmação da autoestima da comunidade. No entanto, durante os ensaios, os atores e atrizes se identificaram tanto com a história de Benjamin de Oliveira, que optaram por tornar a obra uma plataforma para colocar em diálogo suas próprias trajetórias. Esse trabalho foi construído de modo colaborativo, temos nele não só a narrativa do Benjamin, mas também de todas as pessoas pretas que compõem o elenco. As nossas dores e belezas dialogam com as do Benjamin e com a de muitas outras pessoas pretas. Acredito que termos colocado um pouco das nossas vivências na vida do Benjamin contribuiu muito para que o espetáculo seja capaz de abranger essas questões, ao mesmo tempo que será capaz de emocionar os mais diversos grupos de pessoas – ressalta Isaac.

 

O produtor, que também está no elenco do musical, ainda fala sobre a mensagem que querem levar ao público com a produção.

 

- Quero que as pessoas conheçam a história do Benjamim, através das nossas artes e, além disso, reconheçam que todo preto sofre de apagamento e não reconhecimento, por seja qual for o motivo – destaca Belfort.


Cartaz de Divulgação - Estúdio da Bica

SERVIÇO

Datas: 20, 21, 27 e 28 de maio

Horário: 20h

Duração:1h20

Ingressos: SYMPLA | R$ 30 (meia) e R$60 (inteira)

Local: Espaço Tápias (Av. Armando Lombardi, 175 - 2º andar - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ, 22640-020)



FICHA TÉCNICA 

 

Elenco: Elis Loureiro, Isaac Belfort, Igor Barros  Peterson Ferreira e Sara Chaves.

 

Stand in: Caio Nery  Vitória Rodrigues

 

Idealização e Direção de produção: Isaac Belfort

Direção geral: Tauã Delmiro

Direção musical: Peterson Ferreira e Nakiska Muniz

Direção de Movimento de coreografias: Marcelo Vittória

Dance capitan: Elis Loureiro

Design de Som: Breno Lobo

Roteiro Base: Rebeca Bittencourt

Produção musical e Trilha sonora: James Lau

Músicas: Nakiska Muniz, Rebeca Bittencourt, Tauã Delmiro e Peterson Ferreira.

Assistente de direção e residente: Manu Hashimoto

Design de Luz: JP Meirelles

Figurinista e Costureiro: Isaac Neves

Concepção cenário: Alex Carvalho

Visagismo: Caio Godard

Fotos: Paulo Aragon

Cenotécnico: Adriano Farias

Audiovisual: Leo Rocha

Identidade visual e ass. de produção : Gabriel Barbosa

Mídia e produção: Samara Fellipe

Produção Executiva e marketing: Samara Fellipe

Produtora associada: Produtora Alada

Produção Geral: Belfort Produções

Comments


dba36d_ed1833afb2024b58a83564e5ff3597ff_mv2.png
20230401_140001.png
bottom of page