top of page

Lia de Itamaracá será o enredo do Império da Tijuca para o Carnaval 2024



Mantendo a tradição de exaltar a negritude e a religiosidade, o Império da Tijuca levará para a Marquês de Sapucaí, em 2024, a história de vida de Lia de Itamaracá.


A pernambucana Maria Madalena Correia do Nascimento, é dançarina, compositora e cantora de ciranda brasileira.


Lia começou a participar de cirandas na Ilha de Itamaracá, quando ainda era crianca e hoje é considerada a mais célebre cirandeira do Brasil. Em 2005, ela foi intitulada Patrimônio Vivo de Pernambuco e em 2019, foi agraciada com o título de Doutora Honoris Causa, pela Universidade Federal de Pernambuco, pelos serviços prestados à cultura popular brasileira.


Em janeiro de 2024 a rainha cirandeira, filha de lemanjá, vai completar 80 anos e a comemoração será na Marquês de Sapucaí.

Lia de Itamaracá terá sua história retratada no Carnaval Carioca pelas mãos do carnavalesco Júnior Pernambucano, com texto do jornalista Rodrigo Hilário.


Pernambucano, que conquistou o título de 2013, levando o Império da Tijuca para a elite do Carnaval, destacou a importância de um enredo que homenageia essa grande artista nordestina:

"Eu, quando criança, vi Lia cantar em uma ciranda e logo fiquei encantado com toda sua linda cantoria. Lia é Nordeste vivo, é a resistência de uma mulher negra, a cara do nosso Brasil.


Fazer um enredo em homenagem a ela é a realização de um sonho de menino Pernambucano que foi totalmente encantado com suas melodias, com o colorido das suas roupas e, principalmente, da simplicidade de uma mulher legitimamente brasileira. Lia é cultura!


Lia é nossa! Realizar o tema no Império da Tijuca é maravilhoso.

Valorizar a negritude é o lema da escola e meu também."


O Império da Tijuca apresentará o título do enredo e a sinopse em sua tradicional feijoda de São Jorge, no próximo dia 23, no Tijuca Tênis Clube. Na ocasião, também será apresentada a equipe para o Carnaval 2024.

Comments


dba36d_ed1833afb2024b58a83564e5ff3597ff_mv2.png
20230401_140001.png
bottom of page