top of page

Imperianos identificam personagens de fotos históricas

Capitaneada por Rachel Valença, 191 imagens foram selecionadas no trabalho


Foto: Emerson Pereira

No último sábado, 19, a escritora Rachel Valença reuniu ilustres imperianos para uma tarde especial, em sua casa, no bairro das Laranjeiras. O intuito do encontro foi reconhecer personagens de fotos antigas da história do Reizinho de Madureira, que estão sendo catalogadas. Estiveram presentes o cantor e compositor Jorginho do Império, o ex-mestre-sala Sérgio Jamelão, o ex-presidente Humberto Soares Carneiro, e os integrantes da velha-guarda Chico Oliva e Carlos Alberto.


Segundo Rachel Valença, cada imperiano tem uma responsabilidade na preservação da história do Reizinho de Madureira. A escritora, autora do livro “Serra, Serrinha, Serrano” em parceria com Suetônio Valença, não escondeu a alegria em receber figuras importantes para a escola numa tarde de muita conversa e histórias.


- Foi um dia muito especial, pois recebi aqueles que eu chamo de memória viva do Império Serrano. São meus amigos, contemporâneos, mas que chegaram à escola antes de mim. Eles conhecem personagens que eu desconheço completamente. Separei 191 fotos para serem reconhecidas e eles deram conta de tudo, com resultados maravilhosos. O Império precisa da gente. Não podemos deixar esses furos para a memória da nossa agremiação. A hora é essa.

Temos que deixar esse legado - afirmou Rachel.


Filho de Mano Décio da Viola, Jorginho do Império carrega o verde e branco no sangue. O cantor e compositor, que foi intérprete da escola na década de 90 e vice-presidente nos anos 2000, revelou que a emoção tomou conta dos presentes na casa de Rachel Valença.


- Foi um encontro fantástico e maravilhoso. Pude reencontrar pessoas que viveram comigo dentro do Império Serrano desde o meu tempo de juventude. Quase chegamos às lágrimas, mas conseguimos controlar isso. É um trabalho que vai continuar, faltam algumas fotos e chegaremos lá. Iremos reconhecer todos que passaram pelo nosso Glorioso para que possamos contar ainda mais histórias - disse Jorginho.


Dentre as 191 fotos selecionadas, oito tiveram personagens confirmados, três retificados e 37 personagens identificados, ajudando na correta preservação da memória imperiana.

Comentarios


dba36d_ed1833afb2024b58a83564e5ff3597ff_mv2.png
20230401_140001.png
bottom of page