top of page

Império Serrano inova e cria primeira Diretoria de Sustentabilidade em uma escola de samba

Projetos de cunho socioambientais serão implementados na escola já visando o próximo carnaval


Foto: Divulgação

Em movimento que busca inserir e avançar nas questões de sustentabilidade em seu carnaval, o Império Serrano decidiu apostar na criação de uma nova diretoria: a de Sustentabilidade. Ela será comandada por Diego Carbonell, referência no tema, e que inclusive já atua no carnaval carioca como Diretor de Sustentabilidade e ESG da Superliga Carnavalesca do Brasil.


O projeto tem como objetivo realizar uma verdadeira transformação sustentável, não só nos desfiles, mas também em espaços como a quadra de ensaios, barracão e na própria comunidade da Serrinha, através da conscientização e mobilização de todos os envolvidos no carnaval do Império Serrano com relação às temáticas ambientais, sociais e de governança. Um desafio e tanto, mas que anima o escolhido para essa missão:


- Recebi com enorme felicidade o convite do presidente Flávio França para assumir essa diretoria que já surge histórica, por ser a primeira em uma escola de samba. Acredito muito no potencial que o carnaval, em especial o Império Serrano, tem para impulsionar e promover um avanço positivo nas pautas de sustentabilidade, não só no Brasil como no mundo, devido a visibilidade que o carnaval possui. Com o apoio de todos os componentes e da comunidade, tenho certeza que faremos do Império Serrano referência em boas práticas sustentáveis - disse Carbonell.


Diego completou dizendo que já iniciou o planejamento das primeiras ações que devem acontecer ainda para esse Carnaval de 2024 e, também, a elaboração de uma estratégia ainda mais completa visando o desfile de 2025, ano em que o Brasil será sede da COP30 (Conferência das Partes), evento que reúne lideranças do mundo inteiro para debater, principalmente, questões relacionadas ao clima.


- O Brasil estará sob os olhares de todo o mundo com relação às suas práticas ambientais e nada melhor do que mostrar que o Império Serrano, agremiação histórica em nossa maior e mais popular festividade, está totalmente alinhado e empenhado nas questões de transição energética, energia limpa, economia de baixo carbono, justiça climática e outros assuntos relacionados - afirmou o responsável pela pasta.


O presidente Flávio França destacou a importância deste tipo de ação para a escola, ressaltando que será algo além dos meses de pré-carnaval. Segundo o dirigente, será algo contínuo durante todo o ano.


- O Império Serrano sabe da sua responsabilidade com a comunidade da Serrinha e com o carnaval como um todo. Por isso, o projeto “Reizinho da Sustentabilidade” é um importante passo, criando um departamento totalmente voltado para avançarmos nas melhores práticas socioambientais, não somente no desfile, mas também durante e depois do carnaval. Estou muito animado com os projetos que iremos trazer para a nossa escola - finalizou o mandatário.


Dentre as ações que serão implementadas estão a troca de copos plásticos por biodegradáveis, instalação de lixeiras de coleta seletiva, utilização de energia limpa através de placas fotovoltaica, criação de um ecoponto na Serrinha, compensação das emissões de GEE do ensaio técnico, dentre outras

Comments


dba36d_ed1833afb2024b58a83564e5ff3597ff_mv2.png
20230401_140001.png
bottom of page