top of page

Império Serrano celebra São Jorge com carreata no próximo domingo (28)

Com muito samba e alegria, a família imperiana vai sair em cortejo em louvação ao padrinho e padroeiro


Foto: Pedro Siqueira

Um dos festejos mais aguardados pelos sambistas está marcado para o próximo domingo (28). A partir das 10h, o Império Serrano realizará a 53ª edição da sua tradicional carreata em homenagem a São Jorge, seu padrinho e padroeiro. Ela vai sair da quadra da escola, em Madureira, percorrendo diversos bairros da Zona Norte, com muita alegria e samba.


No roteiro, após passar pelas ruas de Madureira, a carreata segue até a Igreja Matriz de São Jorge, em Quintino. Em seguida, ela se dirige para o Bar Clube da Esquina e, logo depois, para o Centro Espírita Caminheiros da Verdade, ambos no Engenho de Dentro. A quarta parada será em Ramos, na Rua Euclides Faria com Teixeira Franco, para um encontro repleto de samba com a Imperatriz Leopoldinense.


Na sequência, o cortejo vai retornar ao bairro de Madureira, subindo o Morro da Serrinha para o show dos segmentos do Reizinho de Madureira e mais homenagens ao Santo Guerreiro. Já no final da tarde, a carreata regressa à quadra do Império Serrano, na Avenida Edgard Romero - 114, e encerra o domingo de festejos especiais em louvação ao padroeiro.


Segundo o presidente Flávio França, a carreata de São Jorge é um momento de comunhão entre os imperianos. Ele destacou que o santo está entranhado na cultura carioca, presente em diversos espaços, especialmente na Serrinha, o berço do Império Serrano.


- A força que a carreata de São Jorge tem hoje é similar ao encontro entre culturas e o diálogo com a fé, que bem representa o Rio de Janeiro. É um caldeirão cultural. Que Jorge nasce da fé não há dúvidas, mas é no reduto da Serrinha que ele faz a sua morada. São Jorge é o nosso protetor - disse Flávio, que completou:


- São Jorge é um santo que está presente desde os clubes às quadras de escolas de samba, balcões de botequins, inspira tatuagens, camisas, grafites, toalhas de rosto, pulseiras, medalhas de ouro, cordões e anéis. Ele trafega pelos trilhos dos trens suburbanos, povoa o imaginário das luas cheias e derrota os perrengues daqueles que matam, diariamente, os dragões cotidianos para sobreviver, que não medem esforços para celebrar a presença da fé, seja na igreja, no terreiro da Serrinha ou na Marquês de Sapucaí. A carreata é um ato político imperiano, de resistência, de confraternização, comunhão e sintetiza tudo o que disse - destacou o presidente imperiano.


Através dos seus parceiros, o Império Serrano também vai disponibilizar ônibus para os segmentos e torcedores. Na carreata, o Departamento Comunitário da escola estará recebendo doações de alimentos não perecíveis para serem destinados às pessoas com vulnerabilidade social na Serrinha.


Importante


Na parada no Centro Espírita Caminheiros da Verdade, algumas normas foram estabelecidas para a entrada na instituição. Os presentes não vão poder entrar usando short, saia curta, roupas transparentes, boné ou com qualquer tipo de bebida alcoólica.


Serviço:

53ª carreata de São JorgeData: 28 de abril

Horário de início: 15h

Evento gratuito

Comments


dba36d_ed1833afb2024b58a83564e5ff3597ff_mv2.png
20230401_140001.png
bottom of page