top of page

Entregador agredido a chicotadas no Rio vai interpretar João Cândido no desfile do Tuiuti

Neste Carnaval, a agremiação fará uma homenagem ao líder da Revolta da Chibata


Foto: Divulgação

O entregador Max Ângelo dos Santos, que foi agredido a chicotadas em São Conrado, bairro da Zona Sul do Rio de Janeiro, no ano passado, aceitou o convite do Paraíso do Tuiuti e desfilará na agremiação neste Carnaval. Ele será João Cândido na terceira alegoria da escola, que representa o momento da Revolta da Chibata (1910). Max esteve no barracão da azul e amarelo, na Cidade do Samba, e conversou com o carnavalesco Jack Vasconcelos.


“O que aconteceu comigo, mais de um século depois da revolta liderada pelo João Cândido, não pode acontecer nunca mais. Vai ser uma responsabilidade muito grande representar esse herói na Marquês de Sapucaí. Fiquei muito honrado com o convite do Tuiuti”, afirmou Max, que é morador da Rocinha. Ele confirmou presença no ensaio técnico da agremiação neste domingo (21), na Marquês de Sapucaí.

Para Jack, a presença do entregador no desfile promete emocionar o público e alertar que casos de agressões ao povo preto não podem ficar impunes.


 “A agressão sofrida pelo Max foi muito importante na definição do nosso enredo para o Carnaval. A gente não pode aceitar nenhum tipo de agressão, muito menos física e da forma que foi. O Max é um personagem muito simbólico dentro do desfile”, conta o artista.


Outros nomes já confirmados

O ator Izak Dahora também vai marcar presença na apresentação do Tuiuti. O eterno saci do “Sítio do Pica-Pau Amarelo” estará em um dos tripés do desfile, representando o João Cândido em outra fase da vida. O jornalista Ernesto Xavier e o próprio filho do Almirante Negro, Seu Candinho, farão as demais interpretações. 


Na folia deste ano, o Tuiuti vai desfilar com o enredo “Glória ao Almirante Negro!”, desenvolvido pelo carnavalesco Jack Vasconcelos, homenageando a vida e história de João Cândido, marinheiro brasileiro que se empenhou na luta contra os maus-tratos, a má alimentação e as chibatas sofridas pelos colegas. A azul e amarelo será a quinta a desfilar na segunda-feira de Carnaval.


Comments


dba36d_ed1833afb2024b58a83564e5ff3597ff_mv2.png
20230401_140001.png
bottom of page