top of page

Com a quadra cheia, Salgueiro lançou sinopse do enredo “Hutukara” para o carnaval 2024

Foto: Anderson Borde

Com casa cheia, o GRES Acadêmicos do Salgueiro lançou em sua quadra a sinopse do enredo que levará para a Avenida no Carnaval 2024. “Hutukara” o enredo é assinado pelo carnavalesco Edson Pereira, pelo enredista Igor Ricardo e contou com a colaboração do líder Yanomami Davi Kopenawa, e do Instituto SocioAmbiental representado pelo indigenista Marcos Wesley.


Foto: Anderson Borde

O líder Yanomami fez um chamado aos compositores salgueirenses: “Aqui está falando um filho da Amazônia, que come as frutas, que vive nas montanhas. Eu estou falando isso para vocês cantarem, nós queremos a ajuda de vocês, queremos que vocês defendam o nosso planeta terra, a nossa saúde, a nossa língua, os nossos xamãs, a nossa sabedoria, o nosso canto, a nossa alegria. Isso é muito importante para nós, é um alerta importante para darem valor a mãe terra, onde nós estamos morando. Sem terra, sem floresta, sem água, nós estamos mortos.”


Foto: Anderson Borde

O evento de apresentação da sinopse denominado “Manifesto Salgueiro Terra-Livre” fez coro com o movimento “Acampamento Terra Livre” (ATL), que ocorreu em abril, em Brasília, quando cerca de seis mil indígenas se reuniram na Praça da Cidadania para destacar a demarcação de terras como ação prioritária para a garantia dos direitos originários no país. 


Foto: Anderson Borde

Em semelhança direta ao movimento, a comunidade e segmentos presentes na quadra, assinaram e ratificaram o compromisso da agremiação no pensamento de proteção aos direitos e demandas dos indígenas.


O evento incluiu exposição de peças desenvolvidas por estudantes universitários da região da Tijuca do curso de “Design de Superfície” , inspirados pelo livro A Queda do Céu de Davi Kopenawa.


Confira algumas fotos:



Em breve a escola divulgará as regras e calendário do concurso de samba-enredo. 


Comments


dba36d_ed1833afb2024b58a83564e5ff3597ff_mv2.png
20230401_140001.png
bottom of page