top of page

Barracão da Vila Isabel recebe visita de secretário do maior complexo de museus e pesquisa do mundo


O barracão da Unidos de Vila Isabel recebeu nesta terça-feira (21) a visita de Lonnie G. Bunch III, secretário da Smithsonian Institution, o maior complexo de museus, educação e pesquisa do mundo, localizado em Washington, nos Estados Unidos.

Durante a visita, o secretário conheceu a estrutura do barracão e os processos de produção e confecção de alegorias e adereços. Mesmo com os anos de experiência no setor cultural, Bunch se impressionou ao conhecer os processos artísticos que criam os desfiles da azul e branca de Noel.

“Não me lembro de nada recente que tenha me emocionado mais do que visitar a Cidade do Samba e aprender sobre o incrível trabalho, criatividade e amor que envolve o processo e o produto da criação do Carnaval. Obrigado à equipe da Vila Isabel. O trabalho de vocês é lindo e inspirador. Estou ansioso para voltar e aprender ainda mais”, disse o secretário da Smithsonian Institution.

A conexão entre a instituição norte-americana e a Vila Isabel surgiu graças à participação do pesquisador da escola, Vinícius Natal, no desenvolvimento da exposição itinerante In Slavery’s Wake (“No despertar da escravidão”, em tradução livre). O projeto será exibido no Museu Nacional de História e Cultura Afro-Americana do Smithsonian em 2025.

“Foi uma visita muito importante para a Vila Isabel. Nossa intenção é estabelecer uma parceria duradoura com instituições que possam fortalecer as escolas de samba e o sambista como protagonistas da cultura brasileira”, disse o pesquisador. Também participaram da visita os pesquisadores João Victor Silveira e Nathalia Sarro.

Bunch assumiu o cargo de secretário em 2019. Desde então, supervisiona 21 museus, 21 bibliotecas, o Zoológico Nacional, vários centros de pesquisa e diversas unidades e centros de ensino. Além disso, outros dois novos museus – o Museu Nacional do Latino Americano e o Museu Smithsonian de História das Mulheres Americanas – estão em desenvolvimento.

Comentários


dba36d_ed1833afb2024b58a83564e5ff3597ff_mv2.png
20230401_140001.png
bottom of page