top of page

À Flor da Terra - No Rio da Negritude Entre Dores e Paixões: Estação Primeira de Mangueira revela seu enredo para o Carnaval 2025

Enredo da agremiação se baseia na historicidade preta e carioca que conecta o passado ao presente


Logo Oficial do Enredo

A Estação Primeira de Mangueira definiu e divulgou nesta quinta-feira (25/4) seu enredo para o Carnaval de 2025. Com o título “À Flor da Terra - No Rio da Negritude Entre Dores e Paixões”, a Verde e Rosa levará para Marquês de Sapucaí no próximo ano uma narrativa baseada na historicidade preta de forte cunho social, conectando passado e presente pelas vivências cotidianas. Junto do tema, a agremiação também divulgou a logo para seu próximo carnaval.


Idealizado pelo carnavalesco Sidnei França, o enredo do Mangueira vai explorar as pesquisas que buscam desde os registros de milhões de escravizados, um resgate e uma valorização dos saberes e fazeres banto no Brasil. E também a construção de um cotidiano carioca a partir de suas violências e prazeres que traz à tona um olhar sobre as experimentações das camadas populares e invisibilizadas nas práticas socioculturais da cidade.


”O entendimento da nossa terra revela a verdade sobre corpos assolados pelo apagamento de sua identidade preta. A alma carioca, atrevida por essência e banhada da ancestralidade bantu, é forjada por tantas dores e paixões, carregando na memória a cruel violência, mas também as experiências revolucionárias de liberdade, que nos ensinam a desafiar a morte, celebrar a vida e fazer carnaval!", destaca França.


O anúncio contou com várias ações na cidade, nas redes sociais da Escola, nos meios de imprensa. Até o presente momento, a maior parte das agremiações do grupo especial que divulgaram seus enredos estão apostando em temáticas afro para o carnaval 2025.




Sobre a Estação Primeira de Mangueira:

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira (ou simplesmente Estação Primeira de Mangueira) é uma tradicional escola de samba brasileira da cidade do Rio de Janeiro conhecida e admirada em todo o planeta. A....

Comentários


dba36d_ed1833afb2024b58a83564e5ff3597ff_mv2.png
20230401_140001.png
bottom of page